sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Julgamento de Capitu


Todos os bimestres ( ou pelo menos todos), nós alunos da prof. Elenice apresentamos um seminário sobre algum livro importante do período estudado. Este bimestre estudamos o Realismo e o Naturalismo e meu grupo teve o privilegio de apresentar sobre o livro Dom Casmurro.
 O livro, escrito por Machado de Assis, foi publicado em 1900 e é uma das obras mais importante da nossa literatura.
 Resumo:
 Bentinho sempre tivera Capitu como melhor amiga e, com a idade ele foi se apaixonando por ela e ela correspondendo. Certo dia, ele descobriu que sua mãe fizera uma promessa, a de que se tivesse um filho, este iria para o seminário. Bentinho contou a Capitu que ficou muito triste e os dois começaram a planejar como se livrar da promessa. Nada deu certo, mas, eles juraram que se casariam um com o outro. 
 Bentinho foi para o seminário, onde conheceu Escobar que se tornou seu grande amigo. Escobar começou a frequentar a casa de Bentinho, conheceu sua família e também Capitu.
 Escobar que também não queria ser padre deu uma grande ideia a Bentinho: a de D. Glória, mãe de Bentinho, adotar um menino substituto para virar padre, assim se cumpria a promessa. O Bispo achou certo e assim Bentinho livrou- se do seminário e foi estudar direito. Durante este período de estudos, Escobar era quem levava as cartas de bentinho para Capitu e vice versa.
 Depois da faculdade Bentinho se casou com Capitu e Escobar com Sancha (melhor amiga de Capitu).  Logo, Sancha ficou grávida de uma linda menina, Capituzinha . E pouco mais de um ano se passou até que Capitu engravidou, era um menino, Ezequiel.
 Os ciúmes de Bentinho eram cada vez mais exagerados e a desconfiança em Capitu só aumentava com o passar do tempo.
 Anos depois, Escobar morre se aventurando a nadar no mar bravo. No dia do enterro, Bentinho percebe que Capitu olha para o defunto com aqueles "olhos de ressaca" , assim como o olhara na infância. Ela segurou o choro nos primeiros dias, mas, pôs-se a chorar muito.
 Ezequiel parecia-se cada vez mais com Escobar. Para Bentinho era definitivo, Capitu o traiu. Perturbado,  Bentinho pensou em se matar, quase chegou a matar Ezequiel , mas, desistiu de tais ideias. Ainda assim, disse para o menino parar de lhe chamar de papai, pois, não era ele o seu pai. Capitu ouviu isso e ficou inconformada, Bentinho não lhe deu muita atenção e não quis falar muito, se separaram e pronto.
Ezequiel foi estudar na Europa. Neste tempo, Dona Glória e Capitu morrem. Ezequiel volta grande, bonito e ainda mais parecido com Escobar. Bentinho o acolhe, mas, o menino morre onze meses depois de febre tifóide. Bentinho viveu o melhor que pôde, teve os caprichos de muitas mulheres, mas, nenhuma vez esqueceu a primeira amada. Talvez porque nenhuma tivesse os olhos de ressaca, nem de cigana obliqua e dissimulada.

Então eu tive a ideia de fazermos o "Julgamento de Capitu", para mostrar de forma descontraída o porquê ela traiu ou não Bentinho.Como eu tive a ideia poucos dias antes e só tivemos tempo de ensaiar alguns minutos antes da encenação, por favor relevem os erros e gaguejos. O importante é que nos divertimos muito e fizemos o povo dar risada. O vídeo você encontra no link...

https://www.facebook.com/video.php?v=473163269491172


O que vocês acham? Capitu traiu ou não, Bentinho? Eu, apesar representar o advogado do Bentinho e julgar Capitu, sinceramente acho que ela é inocente, afinal Bentinho era muito ciumento e como é ele quem narra o livro, só sabemos seu lado da história. Mas enfim, a incerteza é o que faz o livro ser tão bom. Tinha que ser do Machadinho, né?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário